Quilombo das Pretas: Direito ao bem viver das Mulheres Negras
Com a proposta de reconhecer e entender a importância do dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, o Instituto Quilombo Ilha realiza, pelo terceiro ano consecutivo, “O Quilombo das Pretas”, atividade gratuita e aberta para a comunidade. O tema central desta edição é: Direito ao bem viver das Mulheres Negras. Este encontro será na próxima segunda-feira (23), às 19 horas, na sede do Instituto, casa paroquial, em Mar Grande/Vera Cruz-BA.
A mesa de debate será composta por: Cristiane Furtado, psicóloga social pela Unime e especialista em direitos humanos e gênero pela UFBA. Atua como psicóloga no Instituto Steve Biko e possui trabalho acadêmico sobre Estereótipo e ações afirmativas. Gleissia Sales Santos estudante de História pela UNEB e ex-aluna do Instituto Quilombo Ilha. Thaiane Cunha, bióloga, professora da Rede Estadual e Municipal de Vera Cruz-BA, idealizadora e participante do Projeto Além dos Cachos, e Nelma Freitas também idealizadora e participante do Projeto Além dos Cachos, bióloga, mestre em ecologia e biomonitoramento, professora da Rede Estadual e Municipal de Vera Cruz-BA.
Esses debates têm como objetivo proporcionar aos estudantes e a comunidade discussões acerca das demandas e conquistas das mulheres negras no Brasil e no mundo, além de acrescentar a discussão de Gênero no calendário das atividades do Instituto Quilombo Ilha.
Ascom/Josy Miranda