Formação Pedagógica do Instituto Quilombo Ilha momento de aprendizagem e experiência

Um fim de semana de muita aprendizagem, assim foi marcado o I Encontro de Formação Pedagógica do Instituto Quilombo Ilha.

O objetivo é promover uma mudança de olhar em relação aos temas trabalhados na disciplina de CCN (Cidadania e Consciência Negra), estimular a equipe a refletir sobre a responsabilidade da prática educativa e compreender a importância do trabalho em equipe.

Para George Oliveira, Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, palestrante do evento e Gestor da Steve Biko, Instituição de Ensino que ajudou a fundar o Quilombo Ilha, relata a alegria de ver o crescimento do Projeto. “Pude perceber que a semente que foi plantada em 2006 gerou uma bela árvore. Na ensolarada manhã e início de tarde, dialogamos sobre valores, caminhos e possibilidades para o fortalecimento institucional. O ‘Jogo do Imbundeiro’ foi a metodologia utilizada para colaborar com este momento. Saio com muitas ideias e a certeza que o Instituto Quilombo Ilha terá uma vida longa como a de um Imbundeiro,” explica George.

Durante os dois dias coordenadores, diretores, professores e monitores puderam ouvir e também falar sobre o tema escolhido para ser discutido – Instituições de Ensino: O discurso da Prática e a Prática do discurso.

O vice-presidente do Quilombo Ilha, Renato do Santos celebra esse momento com muita satisfação e com o sentimento de que estão no caminho certo. Com a certeza de que a educação é sempre o melhor caminho para melhorar a vida de toda a população da Ilha de Itaparica.  “Estamos muito felizes e renovados para mais um ano letivo e preparação para os vestibulares e o Enem e também para os outros projetos. A Formação pedagógica e o planejamento estratégico que aconteceram no último fim de semana foi de fundamental importância para nossa renovação e atualização, foram dois grandes momentos de aprendizagem e trocas de conhecimento e experiência,” afirma Renato.

O discurso da Prática e a Prática do discurso foi também bastante explorado pela Pedagoga Rita de Cássia Pereira, palestrante convidada,  que despertou e proporcionou uma reflexão a cerca da importância de saber planejar, saindo com o sentimento de fortalecimento e reconhecimento. “Gratidão pelo momento vivido com o ato de Estudar, Socialização de Conhecimento e por Tecemos o Projeto de Levante do Povo Negro, em especial da Juventude Negra,” relatou Rita.

O encontro foi realizado, no último fim de semana(16,17) no Centro de Treinamentos de Líderes, em Itaparica, onde o sentimento levado foi o de gratidão por todos que puderam vivenciar a troca de experiência.

 

por: Josy Miranda

1 thought on “Formação Pedagógica do Instituto Quilombo Ilha momento de aprendizagem e experiência

  1. Que maravilha ver o crescimento e fortalecimento desse projeto. Eu que vivenciei o início de tudo sei da importância que o Quilombo Ilha teve e tem na vida de pessoas nativas da Ilha de Itaparica. Com muito orgulho compartilho do mesmo ambiente de trabalho com ex estudantes que hoje fazem parte da mudança que queremos ver nesse mundo. E fazem isso pautado na fala de Makota Vadina que na aula inaugural , lá em março de 2006 disse: Vá em busca de seus sonhos mas volte para ajudar aqueles que lhes fortaleceram, a sua gente, o seu povo.
    Parabéns Quilombo Ilha!!
    Vamos em frente !!
    Rumo a sede própria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *