Aula de campo, atividade realizada durante o ano letivo como instrumento facilitador da aprendizagem

Na manhã deste sábado (25) foi possível realizar mais uma edição da aula de Campo no manguezal, comunidade de Jiribatuba, em Vera Cruz-BA. Essa atividade faz parte da grade curricular do Instituto Quilombo Ilha tem como objetivo reconhecer e valorizar a fauna, a flora e a cultura local, além que permitir que os estudantes sintam-se um elemento ativo no seu aprendizado.

O professor de Biologia e Conselheiro Politico do Instituto Quilombo Ilha, Francinei Nascimento, destaca o valor do contato direto com o ambiente de estudo fora dos muros burocráticos da sala de aula. “Ao longo dos últimos 10 anos as aulas de campo vêm se tornando uma tradição ímpar no sentido de associar aprendizados nas diversas áreas abordadas no ENEM, mas, sobretudo constituem-se num momento de interação dos/as estudantes com o meio ambiente e a comunidade local fortalecendo a identidade territorial e Cultural. Sem dúvida nenhuma é um momento que levarão pra VIDA em suas mentes e no coração”, explica Francinei.

Normalmente são realizadas duas saídas de campo durante o ano, uma no primeiro semestre e a outra no segundo e são guiadas por professores de diversas áreas, como: Geografia, Biologia, História, Matemática e Química e por moradores da localidade.

Comunicação – Josy Miranda

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *