LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DO INSTITUTO QUILOMBO ILHA.
RESISTIR e CONSTRUIR, esse é o lema do novembro Negro do Instituto Quilombo Ilha, que tem 18 anos de Ações Afirmativas no município de Vera Cruz e dentro desses anos já ajudou a transformar as vidas de mais de 1.000 famílias contribuindo através do seu projeto social pré-vestibular/ pré Enem, colocando jovens e adultos nas Universidades, esses na sua maioria negros, oriundos das escolas pública, de baixa renda, vários filhos de pescadores e marisqueiras.
No dia 30 de novembro, no mês da Consciência negra, que lembra a memória de Zumbi dos Palmares o Instituto Quilombo Ilha tem a honra de colocar a pedra fundamental no terreno onde será construída a sede própria do Instituto Quilombo ilha.
Esse primeiro passo será por iniciativa própria, onde pretendemos fazer a primeira etapa da construção. Porém sozinhos, não temos condições de realizar esse sonho da construção da sede própria, que será construída por um engenheiro nativo de Vera Cruz ex-aluno do Quilombo Ilha o engenheiro formado Maicon Silva de Carvalho, sócio proprietário da empresa HABITEX Empreendimentos que será a empresa responsável pela construção.
Para a Presidenta da Instituição Eremita Costa e Renato dos Santos, Vice-presidente, ter Maicon Silva seu ex-aluno da instituição como engenheiro responsável pela construção é a prova de que o Quilombo Ilha merece sim, ter a sede própria para continuar dando oportunidade ao povo de Vera Cruz e transformando vidas como é o caso do Maicon Silva hoje engenheiro civil. A obra também é assinada pelo engenheiro Pedro Lara, da Lara Marinho Projeto e Construção e o desenho projetado pelo estudante de arquitetura Márcio Carvalho Reis ex-Diretor do Quilombo ilha, além do acompanhamento de um outro engenheiro formado, ex aluno e hoje professor do Quilombo Ilha, Gelton Lucas da Silva Santos.
O início da obra da sede do Quilombo Ilha está previsto ainda para esse mês de novembro, dia 30/11/2024. A escolha desse mês não foi por um acaso. Decidimos começar agora em novembro mesmo sem ter recursos suficientes para terminar a obra, porque entendemos que se trata de um mês onde lembra da nossa luta diária de resistência e por saber que esse sonho da sede própria já dura a mais de 10 anos quando começamos a fazer as nossas primeiras campanhas para construir esse espaço de resistência e transformação de vidas.
Iremos contar com o apoio de alguns parceiros e sócios contribuintes para que de fato possamos conseguir concluir a obra, a exemplo de alguns ex alunos, nossos professores, empresas privadas da região e principalmente de nossa principal apoiadora a parceira a prefeitura de Vera Cruz, que já fez a doação do terreno e agora irá contribuir com a construção da sede própria.
Sozinhos somos Fortes, Juntos somos Inquebrantáveis.