Comunicado importante sobre o retorno das aulas presencias!

Nós da direção do Instituto Quilombo Ilha, neste momento atípico o qual acomete o mundo, gostaríamos de manifestar a nossa solidariedade a todos os alunos que não conseguiram acompanhar nossas aulas remotas oferecidas durante este período de pandemia. Entendemos que o acesso a internet de qualidade, dentre outros fatores, levaram a alguns alunos a não continuarem o curso nesses meses de aulas virtuais.

Está sendo um ano de muitos desafios, tanto para os alunos quanto para toda equipe do Quilombo, no entanto, buscamos de todas as maneiras que estavam ao nosso alcance não parar nossas atividades e assim tentar ajudar o máximo de alunos possível, sempre respeitando as medidas de segurança, a fim de não colocar em risco a saúde de nenhum dos nossos membros. Nesse sentindo, adotamos o sistema de aulas remotas. Assim, no início, as aulas ocorreram por meio do whatsaap, aplicativo de fácil acesso pelos estudantes, porém a adesão dos alunos foi pequena, por isso, buscamos outra plataforma para tentar atingir o maior número de alunos, o Google Classroom, nele os professores disponibilizam o material de estudo e ficam à disposição para tirar as dúvidas dos discentes, porém, a adesão dos educandos continuou sendo baixa. No intuito de atingir mais discentes, buscou-se outra plataforma, o Google Meet, mas percebemos que a maioria dos alunos não tem aderido a essa plataforma também. Reforçamos que entendemos que existem dificuldades, principalmente em relação questões relacionadas a tecnologia, mas ressaltamos também que é preciso haver o esforço coletivo e individual nesse momento de incertezas para conseguirmos ter êxito.

Diante tudo isso, seguindo nossa missão social de inclusão, informamos aos nossos discentes que, no próximo ano de 2021, nossas portas estarão abertas para todos que estavam matriculados, mas que não conseguiram acompanhar nossas aulas remotas. Como não paramos nossas atividades, e estamos tendo que honrar compromissos financeiros, não temos como devolver a taxa de matrícula que foi efetuada. Mas buscaremos apoios financeiros para que esses alunos não precisem pagar essa taxa de matrícula outra vez. Ou seja, todos que porventura não consigam o objetivo de passar no Enem e vestibulares desse ano, caso venham a acontecer a realização dessas provas, terão o direito de retornar a nossa instituição sem precisar pagar a taxa única da ajuda de custo e também não irão precisar passar pelo processo seletivo.

Aproveitamos a oportunidade para informar também que NÃO retornaremos as aulas presenciais este ano, por diversas questões.

Entendemos que esse ano, além de ter sido totalmente prejudicial aos nossos estudantes por falta das aulas presencias, ainda tivemos outro agravante que foi a manutenção da prova do Enem, que segundo o MEC será aplicada no mês de 2021, além disso, sabemos ainda que as aulas presenciais se por um acaso retornasse em outubro ou novembro, não teremos tempo hábil para preparar nossos estudantes de modo que possam concorrer de forma igualitária para conseguir uma boa aprovação.

Por outro lado, temos outra questão, uma das mais preocupante, nosso projeto atualmente funciona em uma sala de aula emprestada pela igreja católica, localizada dentro da casa paroquial da igreja, esse espaço comporta os quase 100 alunos que temos no momento matriculados, o que seria difícil o retorno para esse espaço, uma vez que, não teríamos como adequar para as exigências do protocolo de segurança do governo do estado e da prefeitura municipal, podendo colocar em risco a saúde de nossos estudantes e colaboradores.

Contamos com a compreensão de todos e continuaremos juntos por enquanto de forma remota, onde manteremos todas as nossas atividades, inclusive simulados e aulões interdisciplinar de revisão para o Enem. Seguiremos com nossa luta para a construção de nossa sede própria, com o objetivo de assim podermos oferecer uma estrutura física maior e melhor para acolher os nossos estudantes e desenvolver esse e outros cursos preparatórios para a população menos favorecida de Vera Cruz e toda a ilha de Itaparica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *