Um encontro para falar das profissões e dos desafios de homens e mulheres negros e negras nas Universidades, assim foi a noite do dia 13 de maio no Instituto Quilombo Ilha. Esses momentos fazem parte das ações do PAA – Programa de Apoio ao Aluno.
O convidado para falar desses desafios foi psicólogo Diego Santos Lima, Homem negro da periferia da capital baiana, cofundador e coordenador geral da Biblioteca comunitária Zeferina Beiru, em Salvador.
O PAA é formado por uma equipe multidisciplinar do Instituto Quilombo Ilha, o qual tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento psicológico e pedagógico dos estudantes. Com uma equipe formada por psicóloga, pedagoga e assistente Social e vem desenvolvendo essas ações desde 2015.
Para Tânia Cristina Matias, ex-aluna do Instituto e hoje coordenadora pedagógica, explica a importância de trazer profissionais como o psicólogo Diego a esse encontro. “Estamos preparando os estudantes para esses desafios, trazendo exemplos vivos sobre essas experiências”, ressalta Tânia.
À ex-aluna do Instituto, Lelia Rodrigues, graduanda em Pedagogia pela UNEB e uma das auxiliares do núcleo pedagógico do Instituto, também falou sobre os desafios de sua profissão. Esteve presente também a psicóloga, Rosemary dos Santos, Psicóloga do Instituto Quilombo Ilha.