Aula Inagural começa com palavras de fortalecimento, resistência e perseverança

O primeiro dia de aula dos novos estudantes do Instituto Quilombo Ilha começou com palavras de fortalecimento, resistência e perseverança. A Aula teve início na terça-feira (19), com participação de ex-alunos e aberta ao publico no geral.

No momento inicial quem estava ali presente pode saber um pouco da importância da líder, militante, religiosa e educadora Makota Valdina e do quanto ela foi e é fundamental para a Instituição. “Makota foi uma das pessoas que esteve no primeiro dia de aula da Instituição, quem nos ajudou a fundar este Quilombo, temos uma relação muito forte. Todas as vezes que ela esteve com a gente ela falava que iria cuidar do Quilombo e ela cuidava e vai continuar cuidando”, explica Renato dos Santos, vice-presidente do Instituto.

Embalado pela emoção e pelo sentimento de amor a Instituição, Marconi Baraúna, ex-aluno do Quilombo, aprovado em Direito pela UNIFCAS e São Salvador e em Comunicação Social- radialismo pela UNIRB fala da importância do projeto. “Através da dedicação que é colocada em prática pelos que compõem o Quilombo, diversos estudantes da nossa cidade são beneficiados com aulas totalmente gratuitas e de altíssima qualidade. Fui aluno do Quilombo e sou uma prova viva de quão importante é a Instituição para o Município. Jovens de diversas comunidades se encontram em um só lugar, todos ali com a intenção de conquistarem seus objetivos, assim, como foi com os que já passaram. Jovens pretos, pobres nas universidades! É isso que queremos,” destacou Marconi.

Nessa décima quarta Aula Inaugural, como ressalta Eremita Costa, presidente da Instituição, é mais um desafio diante de todas as dificuldades e das lutas vividas. “Para nós da família Quilombo Ilha, iniciar mais um ano letivo é motivo de muita alegria e de esperança também, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo em vista dos objetivos institucionais. Iniciar a décima quarta edição do cursinho é para nós um desafio em meio a tantas lutas,” frisou Eremita.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira na Casa Paroquial, em Mar Grande das 19H00 às 21H50 e conta com o apoio da Prefeitura de Vera Cruz, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Brazil Cultural e da parceira do Instituto Cultural Steve Biko.

por Josy Miranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *