Formação Pedagógica do Instituto Quilombo Ilha momento de aprendizagem e experiência

Um fim de semana de muita aprendizagem, assim foi marcado o I Encontro de Formação Pedagógica do Instituto Quilombo Ilha.

O objetivo é promover uma mudança de olhar em relação aos temas trabalhados na disciplina de CCN (Cidadania e Consciência Negra), estimular a equipe a refletir sobre a responsabilidade da prática educativa e compreender a importância do trabalho em equipe.

Para George Oliveira, Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, palestrante do evento e Gestor da Steve Biko, Instituição de Ensino que ajudou a fundar o Quilombo Ilha, relata a alegria de ver o crescimento do Projeto. “Pude perceber que a semente que foi plantada em 2006 gerou uma bela árvore. Na ensolarada manhã e início de tarde, dialogamos sobre valores, caminhos e possibilidades para o fortalecimento institucional. O ‘Jogo do Imbundeiro’ foi a metodologia utilizada para colaborar com este momento. Saio com muitas ideias e a certeza que o Instituto Quilombo Ilha terá uma vida longa como a de um Imbundeiro,” explica George.

Durante os dois dias coordenadores, diretores, professores e monitores puderam ouvir e também falar sobre o tema escolhido para ser discutido – Instituições de Ensino: O discurso da Prática e a Prática do discurso.

O vice-presidente do Quilombo Ilha, Renato do Santos celebra esse momento com muita satisfação e com o sentimento de que estão no caminho certo. Com a certeza de que a educação é sempre o melhor caminho para melhorar a vida de toda a população da Ilha de Itaparica.  “Estamos muito felizes e renovados para mais um ano letivo e preparação para os vestibulares e o Enem e também para os outros projetos. A Formação pedagógica e o planejamento estratégico que aconteceram no último fim de semana foi de fundamental importância para nossa renovação e atualização, foram dois grandes momentos de aprendizagem e trocas de conhecimento e experiência,” afirma Renato.

O discurso da Prática e a Prática do discurso foi também bastante explorado pela Pedagoga Rita de Cássia Pereira, palestrante convidada,  que despertou e proporcionou uma reflexão a cerca da importância de saber planejar, saindo com o sentimento de fortalecimento e reconhecimento. “Gratidão pelo momento vivido com o ato de Estudar, Socialização de Conhecimento e por Tecemos o Projeto de Levante do Povo Negro, em especial da Juventude Negra,” relatou Rita.

O encontro foi realizado, no último fim de semana(16,17) no Centro de Treinamentos de Líderes, em Itaparica, onde o sentimento levado foi o de gratidão por todos que puderam vivenciar a troca de experiência.

 

por: Josy Miranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *